quinta-feira, 17 de outubro de 2013

JOTA/JOTI 2013


Como é habitual no mês de Outubro todos os anos se realiza a nível global um dos bem carismáticos encontros escutas o Jamboree do Ar (JOTA). Esta actividade durante largos anos realizava-se única e exclusivamente com os rádios amadores escutas, mais recentemente e com o boom das novas tecnologias este mesmo encontro passou também a integrar o contacto via internet passando a ser também o Jamboree via Internet (JOTI). Este encontro visa o estreitamento das relações irmãs ente todos os escutas do mundo e como é regra sagrada no escutismo independentemente do credo, raça ou ideologia política, pois no escutismo todos são irmão escutas e seguem o ideal de BP (Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell) seu fundador.
Como curiosidade informa-se que Jamboree é um acampamento internacional e normalmente realiza-se de quatro em quatro anos destinamdo-se principalmente aos jovens dos 11 aos 14 anos de idade.
O primeiro Jamboree realizou-se entre 30 de Julho e 8 de Agosto de 1920 em Kensington, Londres na Grã Bretanha contando com a presença de cerca de 8000 escutas de 34 países. Foi neste mesmo acampamento que BP foi formalmente e pela primeira vez aclamado como Chefe Escuta Mundial.
O primeiro Janboree do Ar (JOTA) realizou-se em 1958 sendo que o primeiro Jamboree da Internet (JOTI) se realizou em 1995.
Assim sendo a Estrela da Manhã deseja a todos os irmãos escutas que realizem muitos e bons contactos

boa caça
o morcego das cavernas

fontes:
http://www.scout.org/