domingo, 17 de novembro de 2013

NOITE DE FADOS A FAVOR DA CAUSA DEIXA-ME VIVER


Na noite da passada 6ª feira na cave da Junta de Freguesia do Pego o fado uniu-se a uma causa, 5 vozes e dois instrumentos abrilhantaram a noite em torno da causa "DEIXA-ME VIVER".
Manuel Perninhas abriu a noite com o seu característico fado vadio, seguiu-se uma voz feminina, a veterena e já 50 anos de carreira Tina Jofre trouxe a voz dos rios Zêzere e Tejo, não fosse ela de Constância, seguiu-se um também já veterano nestas andanças o pato bravo João Guiomar que com a sua voz imponente e com um certo travo de rouquidão emprestou à noite as melodias que o caracterizam e que lhe são tradicionais. Este foi seguido pela outra voz feminina da noite e também pata brava, Isabel Consolado que com a sua jovialidade trouxe um novo ar à noite. As vozes terminaram com uma voz que embora sendo lagarto do Sardoal, actualmente milita por terras da capital. Vitor Manuel trouxe o fado vádio da noite Lisboeta, de Alfama, da Mouraria e do Bairro Alto, zonas por onde é habitual ouví-lo cantar.
Mas o painel não estaria completo sem referir a bela parelha de músicos do fado. Sim estas belas vozes foram muito bem acompanhadas à guitarra portuguesa por Joaquim Rocha e na viola de fado Mário Maduro que também nos brindou com um bonito fado.
A noite contou ainda a apresentação de Anabela Almeida e de João Guilherme (de A Estrela da Manhã).
Há ainda que referir que dos presentes houve duas pessoas do público que também emprestaram a sua voz cantando um fado cada.
Ao intervalo houve um pequeno leilão de objectos oferecidos à causa assim como de CD's oferecidos pelo Vitor
De salientar que o João Paulino (Janita) fez questão de marcar a sua presença na noite assim como de agradecer a todos os presentes.